sexta-feira, 26 de junho de 2015

Olá. Hoje inicio as atividades do blog "O Fator Cultural". A ideia de criar esse veiculo de comunicação, partiu da vontade de abrir mais uma frente de debate sobre os temas relacionados ao universo da cultura nas atuais dinâmicas internacionais.


Nesse sentido, o nosso intuito é levantar as principais questões sobre o papel do fator cultural nas relações internacionais, tendo em vista as relações de poder que permeiam essas relações; as possibilidades que essa força ganha, na nova economia internacional, para o desenvolvimento das nações; assim como seu papel como elemento de afirmação de identidades, com vistas a preservação da diversidade cultural em tempos de globalização. 

Contudo, mantendo o rigor acadêmico, tentaremos, em nossas reflexões, abordar tal temática de forma leve e dinâmica, tentando abarcar os diversos aspectos e nuances que as expressões culturais dos povos pode avançar. Com isso, tentaremos, incluir em nossas reflexões os fenômenos e curiosidades, relacionados a produção, ao consumo e a circulação de expressões e produtos culturais, que muitas vezes escapam ao olhar acadêmico. 

Portanto, é lançado o desafio. Unir a reflexão acadêmica sobre o fator cultural nas relações internacionais, com a reflexão mais espontânea e informal sobre as novas tendências e novidades que fluem pelo universo cultural global na pós-modernidade. Espero que tal projeto possa prosseguir e que vocês curtam e participem dessa jornada junto comigo. Obrigado.

*Marcello Freitas é doutorando em Política Internacional pela Aberystwyth University. Tem como foco de pesquisa a diplomacia cultural, a partir de uma visão multidisciplinar que inclui ainda áreas como História, Comunicação Social e Administração. Sua dissertação de mestrado em Relações Internacionais teve como tema o universo da música na política externa brasileira. Também possui ampla experiência no campo prático da produção cultural e, atualmente, é baixista da banda Classe Z.

Destaque

Estados Unidos arriscam civis com transferência de bombas de fragmentação para a Ucrânia

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden , aprovou o fornecimento de munições de fragmentação para a Ucrânia, ignorando os riscos claros p...

Outros Destaques

Outras Postagens